Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Sociedade dos Poetas Mortos





A história aconteceu no final da década de 50 século XX, na  academia Welton, uma escola fundamentada na tradição que preparava apenas rapazes, que contrata um ex-estudante Keating para dar aulas de literatura. O filme começa com uma apresentação para os alunos, na qual o gestor discursa sobre os fundamentos do colégio: tradição, honra, disciplina e excelência. Ainda,destaca que os alunos que estudam na escola são filhos de pessoas de sucesso financeiro e profissional e aspiram que seus filhos mantenham a tradição. Entretanto, a área artística é mostrada de forma negativa, assim, as aulas dinâmicas de Keating provocam aborrecimento dos pais e uma reflexão dos alunos sobre si, criticando os caminhos já determinados socialmente.
Keating tem como propostas aulas que estimulam seus alunos a raciocinarem por si próprios. É um professor fraterno, que tem uma participação bem ativa, mostra uma conduta muito diferente do que é adotada  pela escola. Atuando dessa forma, o professor conquista a afeição dos seus alunos.
Os estudantes, ao pesquisarem os documentos do professor quando era aluno da escola descobre que ele fazia parte da “Sociedade dos Poetas Mortos”, que correspondia em um grupo de alunos que se encontravam para recitar, escrever poesia, ler obras, por fim, defendiam o  “Carpe Diem” (aproveite o dia). Posteriormente, os alunos retomam sociedade, e passam a se encontrarem com os mesmos objetivos.
O auge do filme se traduz no derradeiro acontecimento, quando o gestor leciona a aula de literatura, devido a destituição de Keating, que penetra na sala para apanhar seus pertences. Nesse momento, um dos alunos principia uma atitude, subindo na carteira e dizendo “O Capitão, meu Capitão!”, e dessa forma todos os alunos realizam a mesma atitude, deixando o professor emocionado.

Keating era diferente em sua atitude pedagógica, prevalecendo a afeição, flexibilidade e criatividade, contudo, isso foi satisfatório para transformar os padrões da escola? Ou será que necessitamos de ações políticas nos vários campos para refletirmos e “realizarmos” um ensino diferente?
O filme pode ser encontrado http://www.filmesonlinegratis.me/sociedade-dos-poetas-mortos-dublado/


Peterson Silva de Morais (Sociólogo e professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário