Concordando com Candau (2008, p.99) "a interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diferença e a luta contra todas as forma de discriminação".
A escola como um lugar
que socializa, apresenta os suas caminhos abertos a todos, independentemente
das diferentes procedências, nacionalidades, crenças, etnias, etc., assim a educação
dirigir-se cada vez mais para uma pluralidade cultural, todos compreendemos que o comparecimento, nos
nossos colégios, de estudantes de diferentes procedências culturais é um
aspecto diversificador, porém significará que a relação da diversidade cultural
em um conjuntura escolar não nos impõem amplos desafios enquanto docentes?
É necessário que os profissionais da educação tenham uma postura crítica, ou seja, ter a consciência clara da problemática das relações entre escola e cultura.
É necessário que os profissionais da educação tenham uma postura crítica, ou seja, ter a consciência clara da problemática das relações entre escola e cultura.
O vídeo abaixo é interessante e pode ser trabalhado em sala de aula para discutir a questão do multiculturalismo.
CANDAU,
Vera Maria. Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis:
Vozes, 2002
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