Documento 1
Conseqüências
O mundo da globalização nos trouxe hoje um novo perfil de jovem: os inconseqüentes, os fora dos limites. São jovens dos quais se impõem as regras da sociedade e as da própria família, tal fato pode ser explicado pelo avanço tecnológico, onde o jovem se esconde por trás de um computador, um telefone celular, uma TV, um aparelho de som e desliga-se do meio em que vive transformando-se em alguém desconhecido.
Os meios de comunicação, os tornaram assim, os levaram a ser assim pois dão a elas a total liberdade de que precisam, os tornam donos do mundo, donos de si, os mostram que limites não existem e se há regras não precisam se seguidas.
Portanto todos os feitos juvenis são conseqüências de um mundo sem regras, globalizado.
Jociara Gomes (estudante do ensino médio)
Documento 2
Jovem pós - moderno.
“[...] Ao acordá-lo, a TV digital dispara informações sobre o tempo e o trânsito. Ligando o celular ouve-se FM. O vibramassageador amacia-lhe a nuca, enquanto o forno microondas descongela um sanduíche natural. No seu notbook, sua agenda indica:
/ SHOPPING 18:00/ OPÇÕES: HERRY POTTER, DVD ROSE, SE LIGAR/ SE NÃO LIGAR, OPÇÕES:– MALHAÇAO NA TV – DORMIR COM SONÍFEROS VITAMINADOS.
Seu programa rolou fácil. Na rua divertiu-se pacas com a manifestação contra o aumento dos vales estudantis que contava com um bloco só de estudantes. Rose ligou. Você embarcou no filme Herry Potter sentado numa poltrona estilo Menphis: Em Cena, a Decadência. A câmera adaptada ao vídeo filmou vocês enquanto faziam carícias explicitas. Ao trazê-lo de carro para casa, Rose, que esticaria até uma festa, veio tipo impacto: maquiagem teatral, brincos enormes e uma gravata prateada sobre camisão lilás. Na cama, um sentimento de vazio e irrealidade se instala em você. Sua vida se fragmenta desordenadamente em imagens, dígitos, signos – tudo leve e sem substância como um fantasma. Nenhuma revolta. Entre a apatia e a satisfação, você dorme.”
Peterson Silva de Morais(sociólogo)